Com bandeiras a meio mastro em respeito à morte de Verissimo, Santa Maria recebe Fogo Simbólico e abre a Semana da Pátria

Com bandeiras a meio mastro em respeito à morte de Verissimo, Santa Maria recebe Fogo Simbólico e abre a Semana da Pátria

Fotos: João Alves (PMSM)

Santa Maria deu início à abertura oficial da Semana da Pátria, na manhã desta segunda-feira (1º), em uma solenidade na Praça General Osório (Praça do Mallet). A cerimônia, marcada pela recepção do Fogo Simbólico da Pátria, teve seu rito adaptado em função da morte do escritor Luiz Fernando Verissimo, na madrugada do último sábado (30).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e de Santa Maria foram hasteadas a meio mastro e, em sinal de respeito, a banda da 3ª Divisão de Exército (DE) permaneceu em silêncio, sem a execução dos hinos. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, do Executivo e Legislativo, além de estudantes de escolas das redes municipal, estadual e particular.

Foto: João Alves (PMSM)

​​A chama foi conduzida após a Corrida do Fogo Simbólico por estudantes de escolas municipais, estaduais e da rede particular, entre outros, e recebida pelas autoridades. Em seguida, foi distribuída simbolicamente aos distritos do município.


Reflexão e Cidadania

Foto: João Alves (PMSM)

Em seu pronunciamento, o comandante da 3ª Divisão de Exército (DE), general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, destacou a importância do momento para a reflexão sobre os valores nacionais.


– Essa semana que se abre é um momento de reflexão para todos nós. É hora que nós podemos retomar os nossos valores, verificar quais são as nossas referências enquanto brasileiros, verificar o nosso compromisso com a Pátria. A cidadania e o patriotismo andam de mãos dadas, um inspira e o outro, executa – afirmou o general.


A vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga (Progressistas), também ressaltou o simbolismo do evento e convocou a comunidade a refletir sobre o sentimento de pertencimento.


– É importante essa simbologia do fogo que circula todo o nosso território, demonstrando a força e o amor do povo brasileiro pela sua Pátria. Que sejamos um pouco reflexivos nesse momento. É a terra que nos abrigou, que nos acolheu e onde nós nascemos – disse ela ao Diário.


Homenageados de 2025

Foto: João Alves (PMSM)

Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional "Dom Pedro II – vida e obra" e, como tema estadual o centenário do "Grêmio Náutico União". Em Santa Maria, os homenageados in memoriam são Albino Pozzobon e Taltíbio de Mello Custódio, com destaque local para o jubileu do Diácono João Luiz Pozzobon e os 75 anos da Mãe Peregrina.


A programação 


Solenidade Cívica na Câmara de Vereadores

  • Quando: quarta-feira, 3 de setembro
  • Horário: 8h30min
  • Local: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores

Desfile Cívico-Militar

  • Quando: domingo, 7 de setembro
  • Horário: 8h, hasteamento das bandeiras; 8h30min, início do desfile
  • Local: Avenida Medianeira. Após o desfile ocorre a solenidade de encerramento da Semana da Pátria



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ponte duplicada e mais alta: obras iniciam nesta semana na RSC-287 Anterior

Ponte duplicada e mais alta: obras iniciam nesta semana na RSC-287

Produtos coloniais, artesanato e alimentos fresquinhos: confira a programação das feiras da agricultura familiar nesta semana Próximo

Produtos coloniais, artesanato e alimentos fresquinhos: confira a programação das feiras da agricultura familiar nesta semana

Geral